Tecnologia

China: Computadores com Windows são infetados ainda antes da venda

pirataria 1Investigação está a ser feita no continente asiático, onde 20 máquinas foram compradas e apresentaram vírus no primeiro arranque.

Sistema operativo Windows e vírus andam de mãos dadas praticamente desde que a plataforma da Microsoft foi inventada. Na verdade, é por estas e por outras que empresas como a Apple ganham cada vez mais fãs. Ter um computador com Windows requer quase obrigatoriamente ter um antivírus bem atualizado e pronto a ser chamado a qualquer altura.

O que não se sabia, pelo menos até agora, é que, em muitas situações, o problema surge ainda antes da máquina chegar ao mercado.

Dois investigadores chineses são os responsáveis por esta descoberta quase macabra do mundo da tecnologia. Os dois homens adquiriram 20 máquinas com Windows e, no primeiro arranque do sistema… encontraram vírus.

Mal ligaram a máquina à rede, o sistema começou imediatamente a desenvolver o malware que incorporava, tentando-se ligar a um domínio com código malicioso.

É a própria Microsoft que assume o problema, tendo entregue recentemente um relatório na justiça norte-americana, tentando obter autorização para fechar uma linha de produção naquele país, autorização que foi concedida.

Peng Yong, o empresário chinês responsável pelo domínio em causa, veio já afirmar que não está por dentro do esquema. Desconhece-se também, pelo menos para já, qual seria o real objetivo da infeção do vírus.

Em destaque

Subir