Mundo

China: Começaram os testes de novo comboio que atinge 500 km/h

comboio_china_tgv_1Para já está ainda em testes mas pode tornar-se brevemente no meio de transporte terrestre mais rápido do mundo. Formato do comboio é inspirado numa espada chinesa e é feito de materiais à base fibra de carbono.

A China já está a testar aquele que se pode vir a tornar o comboio mais rápido do mundo. O aparelho tem capacidade para atingir os 500 quilómetros por hora e ligará à partida as cidades de Pequim e Xangai.

A produção e o desenvolvimento ficou a cargo da companhia chinesa CSR Sifang Locomotive & Rolling Stock CO..

Quanto às novas características, destaque para a potência do veículo, qualquer coisa como 22 mil e 800 Watts, mais do dobro dos comboios atuais que ligam as duas cidades chinesas. Tem um formato aerodinâmico inspirado numa espada chinesa e na sua produção foram utilizados materiais à base de fibras de carbono.

Desconhecem-se para já possíveis datas para a circulação do aparelho mas tudo deverá depender dos resultados dos testes. Quanto a condições, está tudo pronto. A China tem linha ferroviária preparada para este tipo de velocidades. Atualmente, os comboios em circulação entre Pequim e Xangai andam a uma velocidade média de 330 quilómetros por hora, percorrendo a distância de 1300 quilómetros em apenas quatro horas.

Com uma velocidade ligeiramente superior, cerca de 400 quilómetros por hora, circula já o Maglev, um comboio que utiliza um sistema de íman para levitar sobre a estrutura ferroviária, numa linha que foi construída entre o centro de Xangai e o aeroporto.

Este novo, em fase de testes, cujo nome ainda não é conhecido, poderá bater o recorde no país e no mundo, circulando a velocidades superiores a 500 quilómetros por hora.

Em destaque

Subir