Insólito

China com melancias bombásticas. Crescem, crescem, até que… explodem

Agricultores chineses quiseram aumentar a produção de melancias e traçaram a estratégia: reforçar as quantidades de pesticidas e fertilizantes… O resultado foi explosivo. Literalmente. As melancias… explodiram. O fenómeno não é paranormal e já há explicação científica.

A produção na China é bombástica. A todos os níveis. Esta regra aplica-se agora na agricultura, com uma estratégia que não deu frutos. Correção: deu frutos, mas explodiram: centenas e centenas de melancias, ao longo de 45 hectares de plantação.

O caso ocorreu na cidade de Danyang. Vinte agricultores chineses não queriam acreditar no que viam. As melancias que haviam semeado, e que estavam prestes a entrar no mercado, rebentavam, uma a uma, como minas num palco de guerra. O efeito da explosão não era tão assustador, nem representava perigo, mas era a imagem de trabalho infrutífero.

O fenómeno, aparentemente paranormal, tem, no entanto, uma explicação lógica: os agricultores quiseram resultados rápidos e aplicaram quantidades excessivas de produtos tóxicos, entre pesticidas e fertilizantes, e de um químico chamado “forchlorfenuron”, cuja finalidade é acelerar o crescimento. As melancias obedeceram, cresceram a um ritmo anormal até que rebentaram, também em resultado da chuva.

No entanto, um chinês, no meio do caos, é capaz de ter uma ideia e reaproveitar o ‘fruto’ de uma estratégia falhada: as melancias foram cortadas em pedaços e distribuídas pelos animais. Mais uma prova de que Lavoisier tinha razão: “Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”…

Em destaque

Subir