Mundo

China: Bloggers obrigados a publicar nome e número de BI

internet_1Seria algo chocante caso a nova lei não surgisse na China. Escritores asiáticos são agora obrigados a publicar, juntamente com o artigo, o nome verdadeiro e o número do bilhete de identidade. Objetivo é controlar rumores.

A China é esta semana mais uma vez notícia por questões de censura na Internet. Vindo daquele país, já nada na realidade parece surpreender.

Uma nova lei chinesa obriga a partir de agora todos os escritores, que publiquem em blogues, a tornarem públicos o nome e o número do bilhete de identidade. O governo chinês justifica a decisão como uma forma de controlo de rumores, mas tudo não passa mais uma vez de censura, pura e dura.

A China é um dos países onde o controlo de privacidade e de utilização de alguns serviços é mais controlada. Algumas plataformas como o Twitter estão até bloqueadas. O Facebook, mesmo com as sucessivas reuniões de Mark Zuckerberg e o governo chinês, também ainda não conseguiu lá entrar.

O Sina, um dos mais populares serviço de blogues chineses, afirma que existem já muitos milhões de bloggers que cumprem as novas regras. Porém, há ainda uma larga percentagem que continua a não publicar nome verdadeiro e número de bilhete de identidade nos artigos.

Em destaque

Subir