Nas Notícias

Cherovia – O Alimento que Tem de Conhecer (e provar)

Graças à globalização, e à internet acessível a qualquer altura e em qualquer lugar, já lá vai o tempo em que nos especializávamos numa só área! Agora todos sabemos um pouco de tudo: seja mecânica, pintura, futebol, maquilhagem, gastronomia ou agricultura nós dominamos (pelo menos o suficiente para podermos manter uma conversa de cinco ou dez minutos com um amigo/conhecido). E na crónica desta semana abordo um tema que captou a minha atenção e me fez pesquisar mais, e mais e mais. O tema é a gastronomia, sim, mas não no geral. Esta semana venho falar-vos de um alimento que descobri há umas semanas e que vocês têm de conhecer! O nome “cherovia” diz-vos alguma coisa? Não? Mas acreditem no que vos digo: no final desta crónica vão correr para um supermercado em busca deste surpreendente alimento!

Dei de caras com a Cherovia pessoalmente, e não através de uma notícia ou de uma pesquisa estranha no Google, o que fez toda a diferença. Tudo aconteceu quando numa pequena feira passo por um stand de uma marca que baseia parte no seu negócio na Cherovia. Confesso que o stand em causa não tinha conquistado a preciosa atenção deste consumidor, contudo por mero acaso o discurso atraiu-me. Uma das empregadas estava a explicar a uma pacata senhora o que era a Cherovia precisamente quando eu ia a passar. E eu oiço-a dizer: “Pois, pouca gente conhece a Cherovia, mas é uma pena porque é delicioso e tem um sabor muito próximo da batata”. E isto bastou para a minha mente pensar: “Será que ouvi bem? Tenho de saber mais sobre isto!”. Uns segundos depois aproximei-me do balcão e pedi para ouvir a referida explicação. E o que ouvi deixou-me boquiaberto.

Resumindo: é um alimento; português; tem diversas aplicações, nomeadamente doces e compotas e é praticamente desconhecido da maioria da população. Confesso que não sou muito aberto á ideia de provar alimentos que desconheço (sou o chamado “esquisito”, admito!), contudo abri uma excepção para a Cherovia. E…ainda bem que o fiz! O sabor é leve, muito agradável e, verdade seja dita, algo parecido com a batata. Fiquei fascinado e prometi a mim mesmo que contaria ao mundo as maravilhas da Cherovia! E como as promessas são para cumprir nesta crónica ficarão a saber tudo o que precisam sobre este inesperado alimento!

Primeiro: o nome. Sim, é estranho. E sim, parece nome de tudo menos de um alimento. Mas ficam a saber que este alimento também é conhecido por Xerovia ou mesmo Pastinaca (entre outras hipóteses).

Segundo: a sua origem. Embora fizesse parte da dieta alimentar desde a época greco-romana, impôs-se durante a Idade Média e foi importante na Renascença. Com o aparecimento da batata, vinda do Novo Mundo, o prestígio da Cherovia na Europa sofreu um grande declínio. Em Portugal, há registos da sua existência a partir do século XIX, mas para a maioria dos portugueses é uma perfeita desconhecida. É na Beira Interior, dadas as condições climatéricas ideais para o seu cultivo, que a sua presença é mais reconhecida, dando inclusivamente mote ao Festival da Cherovia.

Terceiro: as suas qualidades. Do ponto de vista nutricional é rica em fibra, Vitamina C e K, ácido fólico, cobre, fósforo e manganês. É boa fonte de Vitamina E, B6 e B1, cálcio, ferro, magnésio, é isenta de colesterol e baixa em calorias. Os seus benefícios são conhecidos, nomeadamente: melhora o trânsito intestinal; reduz o risco de desenvolver Diabetes tipo 2; reforça o sistema imunitário e melhora a saúde cardiovascular.

Quarto: como pode ser cozinhada. Pode ser consumida crua, salteada ou mesmo assada! Mas digo-vos mais: pode ainda servir para um belo puré ou para as tradicionais sopas. Mas calma, não acaba aqui! É que ainda a pode usar para substituir as batatas fritas (fazendo chips de cherovia no forno, por exemplo) ou mesmo em bolos! Quando foi a última vez que descobriu um alimento com tantas aplicações diferentes?

Entre as várias pesquisas que levei a cabo sobre a Cherovia descobri que existe a Confraria da Pastinaca (Cherovia) e do Pastel de Molho da Covilhã e inclusivamente um Festival (que já foi mencionado acima)! E se esta crónica o deixou com água na boca então tem mesmo de visitar a oitava edição do Festival da Cherovia, na Covilhã!

Entre hoje, dia 8, e Domingo, dia 11, poderá não só conhecer e explorar o antigo centro da cidade (que aproveita este evento para se revitalizar, obviamente) como para saborear algumas das 300 receitas à base de Cherovia que vão estar disponíveis. O festival conta ainda com animação diurna e nocturna: desde concertos e animação de rua a concursos gastronómicos, mas também exposições, artesanato e até mesmo o lançamento de um livro!

O festival, que é de entrada gratuita, é organizado pela Câmara Municipal da Covilhã, pela Associação Cultural Desertuna e pela Banda da Covilhã. Os responsáveis esperam que a festa supere as 20 mil visitas que houve na edição do ano passado, mas tudo dependerá da ajuda de S. Pedro (é favor manter o bom tempo para que este festival seja um sucesso, ok S.Pedro? Obrigado!).

Confesso que o Festival da Cherovia fica um pouco fora de mão para mim, contudo na próxima ida ao supermercado podem ter a certeza que trago comigo uma dose de Cherovia (e aposto que dirão o mesmo depois de experimentar)! Sim, porque aquilo é mesmo delicioso, acreditem!

Em destaque

Subir