Nas Notícias

Chefe militar curdo diz que as suas forças cumpriram “totalmente” as condições da trégua

As forças curdas da Síria “cumpriram” totalmente as condições do acordo de trégua negociado entre a Turquia e os Estados Unidos no norte da Síria, garantiu hoje um dirigente curdo, a poucas horas do termo do acordo.

“Estamos plenamente em consonância com os termos do cessar-fogo (…) e retirámos todos os nossos combatentes e forças de segurança da zona de operações militares desde Ras al-Ayn a Tal Abyad”, declarou Redur Khalil, um dos comandantes das Forças Democráticas Sírias (FDS, dominadas pelos combatentes curdos), citado pela agência noticiosa AFP

“Também defimos as linhas de demarcação entre nós e os turcos, a leste de Ras al-Ayn e a oeste de Tal Abyad”, acrescentou Khalil.

Ancara desencadeou a 09 de outubro uma ofensiva contra os combatentes curdos sírios, durante um longo período aliados do ocidente na luta contra o grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico (EI).

A Turquia, que exige uma “zona de segurança” na sua fronteira, define como “terroristas” as Unidades de Proteção Popular (YPG), o principal grupo das FDS.

No entanto, suspendeu a sua ofensiva na quinta-feira na sequência da frágil trégua negociada entre turcos e norte-americanos.

Esta pausa expira hoje às 20:00 (hora de Lisboa), e Ancara já advertiu que recomeçará as operações militares caso as YPG permaneçam na “zona de segurança”.

Segundo um responsável norte-americano que se exprimiu sob anonimato, o comandante em chefe das FDS, Mazloum Abdi, indicou numa carta ao vice-presidente dos EUA Mike Pence que retirou “todas as forças das YPG” desta zona.

A ofensiva turca foi possível devido à retirada militar dos Estados Unidos do norte e leste da Síria, uma decisão surpresa do chefe da Casa Branca, Donald Trump, e muito criticada, ao ser acusado de abandonado os seus aliados.

A ofensiva de Ancara abriu uma nova frente no conflito sírio que de prolonga desde 2011 e já provocou 370.000 mortos.

A Turquia revelou na segunda-feira que vai instalar uma “zona de segurança” de 120 quilómetros de comprimento no nordeste da Síria após a retirada das forças curdas.

O Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, não deixou de exigir uma zona de 444 quilómetros de comprimento e 30 quilómetros de profundidade em território sírio e ao longo da fronteira comum, mas a primeira fase deste projeto apenas deverá abranger cerca de um quarto dessa distância.

O plano inicial de Ancara terá sido contrariado em certos setores devido ao envio de tropas do exército sírio, na sequência de um apelo dos curdos. A formação de uma zona limitada de 120 quilómetros “numa primeira fase” deverá iniciar-se no início da noite hoje.

Em destaque

Subir