Mundo

Chefe do executivo de Macau vai à cidade chinesa Zhuhai na abertura da mega ponte

O chefe do executivo de Macau, Chui Sai On, vai terça-feira à cidade chinesa de Zhuhai para a cerimónia de abertura da nova Ponte Hong Kong-Zhuhai-Macau, anunciaram as autoridades do território.

De acordo com um comunicado divulgado pelo Gabinete do Porta-voz do Governo de Macau na sexta-feira, a cerimónia de abertura vai decorrer no Edifício do Posto Fronteiriço de Zhuhai, da nova ponte.

A circulação de trânsito será aberta no dia seguinte às 09:00 (Locais, 02:00 em Lisboa), segundo a mesma nota.

A nova infraestrutura vai alargar “a dimensão e a escala do mercado para Macau, além de oferecer novas oportunidades de negócio a empresas e investidores e promover uma melhor integração” do território “na estratégia nacional de desenvolvimento”, refere-se no comunicado.

O Governo de Macau destacou a importância da nova ponte no projeto da Grande Baía, um projeto que visa criar uma metrópole mundial a partir dos territórios de Hong Kong, Macau e nove localidades da província chinesa de Guangdong (Cantão, Shenzhen, Zhuhai, Foshan, Huizhou, Dongguan, Zhongshan, Jiagmen e Zhaoqing), com mais de 60 milhões de pessoas.

As autoridades de Hong Kong, Macau e Zhuhai realizaram, no final do mês passado, três dias de testes na ponte, cujos resultados foram enviados para Pequim e determinaram a data da inauguração da infraestrutura que não vai ser de livre circulação, mas sujeita a quotas, 300 dos quais são para Hong Kong e 600 para Macau.

A estrutura principal mede 29,6 quilómetros, com uma secção em ponte de 22,9 quilómetros e um túnel subaquático de 6,7 quilómetros, numa extensão total de 55 quilómetros.

A construção começou em 2011 e previa-se a abertura para 2016, mas vários problemas, como acidentes de trabalho, uma investigação de corrupção, obstáculos técnicos e derrapagens orçamentais obrigaram a um adiamento da inauguração.

Em destaque

Subir