Mundo

Chefe do Executivo de Macau elogia contributo da comunidade portuguesa

Lisboa, 13 mai 2019 (Lusa) – O chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM), Fernando Chui Sai On, elogiou hoje o contributo da comunidade e empresários portugueses no desenvolvimento do território que permitiu alcançar um “rápido crescimento económico”.

“Ao longo dos 20 anos desde o retorno de Macau à pátria, os princípios ‘Um país, dois sistemas’ e ‘Macau governado pelas suas gentes’ (…) têm sido perseguidos com forte apoio do Governo central e os esforços conjuntos dos compatriotas de Macau, incluindo a comunidade portuguesa”, permitindo “alcançar um rápido crescimento económico” e um “melhoramento contínuo do bem-estar da população”, congratulou-se o chefe do Governo da RAEM hoje em Lisboa.

Fernando Chui Sai On, que lidera uma delegação do Governo da RAEM em visita a Portugal até ao dia 18 de maio, com passagem por Lisboa e pelo Porto, destacou ainda o progresso abrangente de Macau “em todas as atividades”, afirmando que se vive atualmente numa “sociedade harmoniosa e estável”.

O governante, que falava numa receção onde marcaram presença o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita, bem como outras individualidades ligadas ao Governo, empresas, autarquias, instituições de ensino e outras entidades chinesas e portuguesas, salientou que o princípio “Um país, dois sistemas” aplicado em Macau “tem vindo a demonstrar grande vitalidade”.

“Os portugueses nascidos em Macau, os portugueses residentes em Macau e empresários vindos de Portugal envidam esforços e contribuem para o desenvolvimento de Macau”, realçou o chefe do Executivo da RAEM.

Referiu que “Portugal e Macau mantêm um estreito intercâmbio cultural e humanístico com profundas raízes históricas”, testemunhos estes que são “facilmente encontrados por quem percorre as ruas de Macau”.

Adiantou ainda que o Governo da RAEM atribui “grande valor às relações de cooperação” com Portugal, apontando as visitas recíprocas, acordos e projetos de cooperação que têm sido impulsionados desde 2011 e que comprovam “os bons resultados” desta parcerias.

O discurso terminou com um brinde à “cooperação amistosa, prosperidade e desenvolvimento de Macau e Portugal”, ao qual Fernando Chui Sai On pediu que se juntassem os mais de 200 convidados da receção com que o Governo da RAEM assinalou os 20 anos da transferência de soberania de Macau para a China.

A ocasião serviu também para inaugurar uma exposição de fotografias sobre a concretização do princípio “Um país, dois sistemas” em Macau.

Antes, o chefe do Governo de Macau encontrou-se com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e na terça-feira, será a vez do primeiro-ministro, António Costa.

Após mais de 400 anos sob administração portuguesa, Macau passou a ser uma Região Administrativa Especial da China a 20 de dezembro de 1999, com um elevado grau de autonomia acordado durante um período de 50 anos.

Em destaque

Subir