Tecnologia

Cheetah: O robô que corre mais rápido que Bolt, o campeão olímpico jamaicano (vídeo)

cheetah 1‘Animal’ mecânico está a ser desenvolvido para um dia incorporar o departamento de defesa dos Estados Unidos. Estima-se que atinja mais velocidade no futuro, para já fica-se pelos 45 quilómetros por hora.

Chama-se Cheetah, e como o próprio nome indica, corresponde a uma ‘Chita’, o animal terrestre mais rápido do mundo. Contudo, não é um animal propriamente dito, mas sim um robô. Este ás da velocidade está a ser desenvolvido pela Boston Dynamics e o objetivo é, num futuro próximo, integrar o robô no departamento de defesa dos Estados Unidos.

Segundo a equipa de desenvolvedores, este ‘animal mecânico’ pode ajudar as autoridades em situação de resgate, ou mesmo em cenários de guerra: “O objetivo é que consigamos criar um robô rápido que possa percorrer distâncias em várias superfícies”, afirma Alfred Rizzi, responsável pelo desenvolvimento do ‘Cheetah’.

Para já há ainda muito a investigar e a testar, visto que o único ensaio realizado foi efetuado com o aparelho em cima de uma passadeira rolante. Em situações reais, com superfícies instáveis, desconhece-se se o aparelho será eficaz.

Fica no entanto já um registo interessante, o robô consegue ser mais rápido que Usain Bolt, o campeão olímpicos dos 100 e dos 200 metros, que conseguiu em 2008 chegar bem perto dos 45 quilómetros hora, uma velocidade já atingida por esta ‘Cheetah’.

A Boston Dynamics já disponibilizou um vídeo no Youtube com o teste.

Veja aqui as imagens:
https://www.youtube.com/watch?v=YqpO58x7vuE

Em destaque

Subir