Mundo

Chávez jura cumprir o cargo de Presidente da Venezuela, juízes acreditam ‘de ouvido’ e assinam ata

Hugo ChavezNenhum dos 32 membros do Supremo Tribunal da Venezuela esteve presente quando Hugo Chávez, Presidente reeleito, jurou estar em condições de assumir o cargo. Porém, todos os juízes assinaram a ata. O jornal ABC avança que no Supremo só estão juízes afetos à ideologia de Chávez.

Hugo Chávez teria jurado estar em condições físicas e psicológicas para assumir a Presidência da Venezuela, cargo para o qual foi reeleito. O uso do condicional justifica-se porque nenhum dos 32 juízes do Supremo Tribunal da Venezuela esteve presente para confirmar a veracidade da declaração, proferida no Hospital Militar de Caracas, embora todos tenham assinado a ata do juramento.

O caso é denunciado pelo diário espanhol ABC, que cita um antigo juiz que pediu o anonimato. A fonte, ressalvando ter contato regular com antigos colegas no Supremo, garante que a presidente do órgão, Luisa Estrella Morales, foi a primeira a subscrever o juramento, sem ter estado no hospital onde Chávez continua internado, tendo depois enviado a ata aos restantes 31 membros.

Páginas: 1 2

Em destaque

Subir