Cultura

Charles Samuel Addams homenageado com um google doodle

charles_addamsCharles Addams, conhecido pelo seu humor mórbido, completaria hoje o 100.º aniversário, efeméride assinalada com um google doodle, na página principal do maior motor de busca do mundo. Addams nascera em Nova Jérsia, Estados Unidos, a 7 de janeiro de 1912, e viria a morrer em Nova Iorque, a 29 de setembro de 1988.

Quem visitar o Google hoje pode ver um doodle alusivo ao centenário do nascimento de Charles Samuel Addams, um desenhador de banda desenhada norte-americano que ficou famoso em todo o mundo ao criar as personagens bem ao estilo de Frankenstein, que mais tarde viriam a integrar ‘A Família Adams’.

A qualidade das suas histórias transportou-o para a fama, assim como a sua obra, que acabou por ser recriada na televisão, com o nome de ‘A Família Adams’, na ABC, no cinema e até no teatro.

Esta série televisiva inspirada na obra de Charles Samuel Addams teve muito sucesso – em 2010 foi tema de um musical na Broadway – e esteve na génese de outra série, também ela famosa: ‘Os Monstros’, da CBS. O cartunista mórbido criou algumas personagens clássicas, que ainda hoje permanecem na história desta arte.

Charles Samuel Addams desempenhou funções numa revista ligada ao mundo do crime, no departamento de arte. Tinha como tarefa assinalar com cruzes o local onde foram encontrados os cadáveres. Mais tarde, em 1936, o seu humor negro levou a revista The New Yorker a contratá-lo. Um ano depois, os primeiros cartoons sobre ‘A Família Adams’ começaram a ser publicados.

A história baseava-se numa família com um estilo particular, único e macabro, que vivia num mundo mórbido e ao mesmo tempo insólito. O sucesso das personagens foi tal que a série foi para a televisão em 1964.

Mais tarde, ‘A Família Adams’ estreou-se também no cinema. Em 1991 foi lançado o primeiro filme, seguido dois anos mais tarde pela sequela. A arte de Charles Addams perdurou durante anos.

Charles Addams faleceu aos 76 anos, em 1988, vítima de paragem cardíaca. Hoje, é recordado. A Google terá um doodle alusivo a este criador, no dia em que este comemoraria 100 anos.

Em destaque

Subir