Mundo

Charles Perrault lembrado com doodle da Google no dia do 388.º aniversário

O escritor francês Charles Perrault é homenageado com um doodle da Google, no dia em que se assinala o 388.º aniversário. O autor de ‘Bela Adormecida’, ‘Cinderella’, ‘Gato das Botas’ e ‘Capuchinho Vermelho’ é considerado o ‘pai’ da literatura infantil.

A Google homenageia Charles Perrault, que nasceu em Paris a 12 de janeiro de 1628 e viria a morrer na cidade-luz a 16 de maio de 1703. Hoje, cumprem-se 388 anos desde o seu nascimento.

Perrault foi um escritor e poeta francês, que criou as bases para um novo género literário: o conto de fadas.

Por outro lado, foi o primeiro a dar acabamento literário a esse género, o que lhe confere o título de “pai da literatura infantil”.

Charles Perrault é o autor de ‘Bela Adormecida’, ‘Cinderella’, ‘Gato das Botas’ e ‘Capuchinho Vermelho’, alguns dos mais relevantes contos para crianças.

O doodle desta terça-feira, aliás, reúne-se essas obras do escritor francês, um dos mais fabulosos escritores mundiais.

Aliás, não é apenas um doodle que o motor de busca criou. São vários, que surgem alternadamente na página principal da Google, de forma alternada.

Charles Perrault nasceu a 12 de janeiro de 1628, em Paris. Era membro de uma família da alta burguesia e desde tenra idade demonstrou enorme inteligência e imaginação.

Formou-se em Direito, aos 23 anos de idade, e tornou-se assistente de Colbert, conselheiro do rei Luís XIV.

Este facto permitiu-se estar em grande proximidade com a mais alta aristocracia francesa de então.

Mais tarde, viria a integrar a Academia Francesa de Letras, entidade que enfrentava duas correntes: por um lado, os antigos; por outro os modernos.

Os primeiros defendiam a literatura greco-romana, enquanto os segundos eram os paladinos de uma nova literatura (Charles Perrault entre fez parte desta corrente), que consideravam tão valiosa como a antiga.

“Na Academia Francesa, Charles Perrault protagonizou uma longa disputa intelectual, baptizada de Querela dos Antigos e dos Modernos. Os Antigos eram escritores que acreditavam na superioridade da antiguidade greco-romana sobre toda e qualquer produção francesa. Os Modernos, contudo, defendiam que a produção literária francesa não era inferior aos clássicos do passado. Perrault liderava o grupo dos Modernos” [Wikipedia].

Em 1695, aos 62 anos, o escritor francês transportou para o papel todas as histórias que a sua mãe lhe contara. E estava aqui a decisão que marcaria, para sempre, a sua carreira literária, que atingiu uma dimensão à escala mundial e o tornaria eterno.

Charles Perrault é o nome maior da literatura infantil.

Perrault escreveu diversos contos de fadas e publicou-os dois anos mais tarde, num único volume. Corria o ano de 1697.

Estavam reunidas histórias eternas, contos infantis que perduram e perdurarão, multiplicados por todo o mundo.

Charles Perrault, pai de cinco filhos, viria a morrer no dia 16 de maio de 1703. Hoje é lembrado com um doodle da Google, que traz para o presente os grandes nomes do passado.

Os doodle são a forma de arte encontrada pelo maior motor de busca para homenagear grandes nomes de diferentes áreas, das artes e das ciências.

Em destaque

Subir