Fórmula 1

Charles Leclerc bate Lewis Hamilton pela ‘pole’ na Áustria

Charles Leclerc garantiu a ‘pole position’ para o Grande Prémio da Áustria de Fórmula 1, ao realizar uma volta ao traçado do Red Bull Ring em 1m03,003s.

O monegasco da Ferrari superou Lewis Hamilton por 0,259s , depois de já ter sido o mais rápido na primeira tentativa na terceira sessão de qualificação, fixando depois um novo recorde do circuito austríaco.

Leclerc contrariou assim o favoritismo dos Mercedes, onde Valtteri Bottas, parecia, até aos derradeiros minutos da sessão, a mais séria ameaça a uma ‘pole’ Ferrari. Mas a verdade é que o finlandês da Mercedes acabou por realizar apenas o quarto registo, sendo inclusivamente batido também por Max Verstappen, com que dividirá a segunda linha do ‘grid’.

O holandês ficou a mais de quatro décimas do melhor tempo, mas foi cinco décimas melhor do que Bottas, sendo que ambos os pilotos da Mercedes e Verstappen optaram por utilizar pneus médios, os mesmos usados na Q2.

A ‘pole’ de Charles Leclerc – a segunda na sua carreira na F1 – também compensa a ‘Scuderia’ pelo facto de Sebastian Vettel ter tido problemas no sistema de condução de água ao motor no seu Ferrari, nem sequer realizando uma única volta na Q3. Facto que foi aproveitado por Kevin Magnussen e Lando Norris para se apossarem da terceira linha da grelha ao realizarem o quinto e o sexto tempo, nos únicos Haas e McLaren a atingirem esta derradeira sessão de qualificação.

Destaque também para a presença de ambos os Alfa Romeo na Q3, com Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi a conseguirem ficar à frente de Pierre Gasly, que no segundo Red Bull realizou apenas o nono tempo.

Também de registar o facto de desta vez nenhum dos pilotos da Renault ter passado da segunda qualificação, sendo que para Nico Hulkenberg a situação é pior, pois irá sofrer uma penalização de cinco lugares na grelha de partida. Pior ainda para Alex Albon, que irá partir de último, devido a usar a nova especificação do motor V6 no seu Toro Rosso.

Um mau dia também para Carlos Sainz, que devido a uma penalização na grelha por trocar de motor nem sequer tentou chegar à Q3, depois de ter ultrapassado sem dificuldade a Q1, onde foi eliminado Danill Kvyat.

Resultado da qualificação
1º Charles Leclerc (Ferrari) 1m03,003s
2º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m03,262s
3º Max Verstappen (Red Bull) 1m03,439s
4º Valtteri Bottas (Mercedes) 1m03,537s
5º Kevin Magnussen (Haas) 1m04,072s
6º Lando Norris (McLaren) 1m04,099s
7º Kimi Raikkonen (Alfa Romeo) 1m04,166s
8º Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) 1m04,179s
9º Pierre Gasly (Red Bull) 1m04,199s
10º Sebastian Vettel (Ferrari) sem tempo

Em destaque

Subir