Nas Notícias

Champions: SportTV e TVI com direitos de transmissão dos jogos até 2014/15

liga_dos_campeoes_1TVI e Sportv garantiram os direitos de transmissão dos jogos da Liga dos Campeões, num acordo com a UEFA que se estende até 2015. Já era conhecida a posição da RTP e da SIC, que não pretendiam concorrer aos encontros da Champions.

O novo acordo entre TVI, a SportTV e a UEFA entra em vigor já a partir da próxima época e prolonga-se até à temporada 2014/15. A estação substitui a RTP nas partidas em canal aberto: um encontro por jornada com clubes portugueses, uma meia-final e a final.

Já a SportTV mantém os direitos que detém atualmente: quatro jogos por cada dia de competição, o que engloba os principais encontros, entre os quais a final, que é exibida em canal aberto para Portugal.

Com este acordo, a TVI poderá também transmitir resumos das principais jogos, em todas as rondas da Liga dos Campeões. Os dois canais poderão transmitir em televisão, mas também nas plataformas móveis disponíveis.

Segundo a UEFA, “este acordo reforça a boa relação com a TVI”, que vem sendo cimentada desde o Euro 2004. Para a estação de canal aberto, a liga milionária “é o futebol ao mais alto nível”, pelo que se assume como “conteúdo de excelência”, adianta o diretor de conteúdos, José Fragoso, numa nota emitida.

A TVI era o único canal aberto a concurso. A RTP e a SIC declinaram entrar no concurso. A estação pública baseou a sua decisão numa poupança milionária: 20 milhões de euros em três anos

Segundo referiu o vice-presidente da RTP à agência Lusa, José Marquitos, dispensar jogos da Champions foi um ato de gestão. Os valores pagos nos últimos três anos atingiram quase 18 milhões de euros (cerca de seis milhões de euros por época).

A estação considera que o valor é elevado e não traz retorno, numa altura em que o mercado publicitário retrai. Uma proposta de valor idêntico não seria garantia, por outro lado, do exclusivo dos jogos da Liga dos Campeões.

Em destaque

Subir