Insólito

Tem 39 anos de idade, 16 filhos e está grávida outra vez…

sue radfordbritânica radfordDar à luz não é nada a que Sue Radford não esteja habituada. Afinal, vem aí o 17.º filho. Sue, de 39 anos, vive no condado de Lancashire, na Grã-Bretanha, e dispensa apoios sociais. E a filha de 20 anos está grávida pela segunda vez. Alguém falou em famílias grandes?

Sue Radford é uma mãe a tempo inteiro. Não porque assim o queira, mas porque assim tem de ser. Claro que ter 17 filhos é uma opção. Mas não resta a Sue alternativa que não seja cuidados dos filhos.

A mulher, membro da família mais numerosa da Grã-Bretanha, prepara-se para dar à luz o seu 17.º filho e por isso voltou a cativar a atenção dos meios de comunicação britânicos (e não só).

Esta supermãe é também avó, apesar de ter apenas 39 anos. Afinal, uma das filhas, Sophie, já tem 20 anos e está grávida pela segunda vez. O neto de Sue Radford vai poder brincar com o tio, já que terão sensivelmente a mesma idade…

Trata-se de uma família invulgar, a maior de Lancashire, a maior da Grã-Bretanha. A maior da Europa e do mundo? Provavelmente não, por questões culturais, já que há países onde famílias imensas são comuns, tal como ter 17 filhos.

Sue iniciou esta demanda da maternidade quando tinha apenas 14 anos. O primeiro filho nasceu e, nos 24 anos seguintes, a uma média de 17 em 17 meses, um novo rebento surgia. Até agora, foram sete meninas e nove meninos. Vem aí outra a caminho e a idade de Sue Radford permite-lhe continuar esta… missão.

Os serviços sociais ingleses são perfeitamente dispensáveis para Sue e para o seu marido. Desengane-se quem pensa que esta ‘criação’ precisa de apoio do Estado. Sue e o marido são donos de um negócio de família que paga o pão de toda a família. O negócio é precisamente uma padaria.

E o filho poderia até ter chegado mais cedo, não fosse um aborto (que esta supermãe sofreu no ano passado, em setembro) estragar os planos da família. Há dois meses, Sue descobriu que estava de novo grávida. E vê a barriga crescer de novo. Nada a que não esteja habituada.

Em destaque

Subir