Insólito

Chama “estúpida” à empregada doméstica e é estrangulada

mulher_indonesiaEmpregada doméstica indonésia, que vive na Singapura, fartou-se de ser tratada por “estúpida”, insulto que a patroa repetia vezes sem conta. Vitria Wahyuno decidiu estrangular a idosa, Sng Gek Wah, que contava 87 anos. Enfrenta uma pena de 20 anos de prisão. A defesa pede clemência, sustentando que a jovem tem… “pouca inteligência”.

O crime ocorreu em Singapura. Uma jovem de 20 anos, Vitria Depsi Wahyuno, foi contratada por Sng Gek Wah, que necessitava de uma empregada doméstica. Ao longo de cinco dias, a patroa repetia insultos.

Farta de ser injuriada – “bodoh”, que em malaio quer dizer “estúpida” –, Vitria Wahyuno decidiu estrangular a patroa, de 87 anos. A jovem indonésia foi a mais violenta de todas as empregadas que prestaram serviços à idosa.

Segundo contam os jornais locais, Sng Gek Wah tinha o hábito de desrespeitar as suas funcionárias e, desde 2003, teve sete empregadas domésticas. Todas se fartaram dos maus-tratos e se despediram. Vitria Wahyuno foi a mais violenta.

O relatório da autópsia indica que a vítima apresentava costelas fraturadas, cortes e contusões, depois de ter sido atingida com um vaso e sufocada com uma almofada, antes de ser estrangulada.

A empregada já se declarou culpada e justificou o ato. A defesa pede clemência, sustentando que Wahyuno tinha… “pouca inteligência” e não conseguia lidar com um patrão exigente.

Segundo testemunhos de vizinhos, a mulher de 87 anos era “rude” e muitas vezes os seus gritos para a jovem empregada doméstica eram ouvidos na rua. A filha e a neta de Sng Gek Wah contrapõem e descreveram-na, em tribunal, como um mulher extremamente bondosa, apesar de rigorosa e por vezes impaciente.

A empregada enfrenta uma pena de 20 anos de prisão (a 7 de março, conhece a sentença). Agora com 20 anos, Vitria Depsi Wahyuno mentiu sobre sua idade, em 2009, afirmando que tinha 23, a idade mínima para poder trabalhar.

Existem na Singapura mais de 200 mil empregadas domésticas, sobretudo provenientes das Filipinas e da Indonésia. Na Singapura, há grandes problemas do género.

Em destaque

Subir