Economia

CGD emite 500 milhões para se recapitalizar a 5,75 por cento

A Caixa Geral de Depósitos (CGD) emitiu hoje 500 milhões de euros em dívida ‘tier2’, que conta para reforço de capital, segundo a agência de informação financeira Bloomberg.

Segundo fontes conhecedoras da transação não identificadas e citadas pela agência, a dívida foi colocada a uma taxa de juro de 5,75 por cento.

Esta emissão de dívida é a última etapa do reforço do capital da CGD, acordada entre o Estado português e a Comissão Europeia em 2017 e que ascende a cerca de 5000 milhões de euros.

Desse valor, 3900 milhões de euros vieram do Estado, sendo que 2700 milhões de euros foram de injeção de dinheiro, e foi ainda acordada emissão de 1000 milhões de euros de dívida, essencial para que a operação não fosse considerada ajuda de Estado.

A primeira parte da emissão de dívida foi realizada em 23 de março de 2017, no valor de 500 milhões de euros, a uma taxa de juro de 10,75 por cento, tendo ficado a segunda parte da emissão agendada para este ano e acontecido hoje.

O presidente da CGD, Paulo Macedo, anunciou aquando da apresentação dos resultados do primeiro trimestre deste ano (em que a CGD passou de prejuízos a lucros de 68 milhões de euros) que Bruxelas concordou que a emissão seja feita através de instrumentos ‘tier 2’ (que implicam menor risco para os investidores), em vez de ‘adicional tier 1’, o que disse que implicava menores custos para o banco público.

Como contrapartida do aumento de capital, a CGD está a executar ainda um plano de reestruturação, que passa pela redução da operação fora de Portugal (Espanha, África do Sul – ambos já em venda –, mas também Brasil e França), redução do número de agências em Portugal (este ano fecharão mais 70 balcões) e redução de trabalhadores (tal como no ano passado, a CGD tem este ano aberto um plano de rescisões por mútuo acordo e de reformas antecipadas).

A operação coincide com o encerramento de várias agências, gerando fortes protestos das comunidades por elas servidas.

Em destaque

Subir