Nas Notícias

Certidões de óbito online a partir de setembro para agilizar processo de registo

francisco_george_1Certificados de óbito em papel acabam em setembro e só poderão ser emitidos pela Internet. Uma plataforma online permitirá o preenchimento de certificados de óbito com “mais rigor” e elimina “imprecisões” do sistema tradicional, segundo o diretor-geral de Saúde, Francisco George.

As emissões de certidões de óbito passará a ser feita exclusivamente pela via online, a partir do mês de setembro, num sistema que tem como objetivo aumentar a eficácia destes registos e eliminar imprecisões que o método tradicional não evita.

Os médicos passam a dispor de uma plataforma que simplifica o processo de emissão destes certificados. Em declarações à Lusa, Francisco George, diretor-geral de Saúde, adianta que o registo online “arranca em setembro” e “elimina o modelo de papel”, que vigora há mais de cem anos.

À rapidez do novo processo de reisto de mortes alia-se uma constante acompanhamento dos óbitos, o que torna possível aos médicos aceder a informação de forma instantânea.

Francisco George refere à Lusa que este registo online “permitirá acompanhar a evolução no plano quantitativo e das causas de morte com grande rigor”. Por outro lado, o sistema torna possível fazê-lo “de forma permanente”.

O método antigo, além de menos ágil e de impedir um acesso instantâneo, não evitava imprecisões nas certidões de óbito.

Em destaque

Subir