Tecnologia

Cérebros do Centro Champalimaud são cobiçados pelo Ministério da Ciência chinês

centro_champalimaudA China ficou impressionada com o talento científico nacional, depois duma visita ao Centro Champalimaud. O ministro da Ciência, Wang Gang, quer fomentar a cooperação na investigação e lembra que a China tem “muito investimento” para aplicar na área.

O ministro da Ciência e Tecnologia da República Popular da China, Wang Gang, visitou o Centro de Investigação para o Desconhecido Champalimaud, tendo ficado impressionado com o talento científico nacional. “Esta é uma Clínica muito boa para as pessoas que têm cancro”, declarou o ministro, citado pela TV Ciência, abordando “uma investigação muito importante para a saúde pública”.

Os estudos na área da oncologia foram os que mais prenderam a atenção do estadista chinês, que fez questão de realçar a capacidade do Império em Meio em apostar em novos processos e técnicas clínicas: “temos muito investimento para a investigação em cancro”.

A capacidade dos cientistas que trabalham no Centro Champalimaud e o poderio financeiro chinês permitirão estabelecer uma parceria importante para os cientistas de ambos os países. “Eu gostava que muitos mais investigadores chineses viessem para aqui e investigadores portugueses fossem para a China. É uma coisa muito importante para fazer em combinação e em conjunto. Penso que Portugal é um dos pioneiros na área das ciências da vida e acho que é muito importante trabalharmos em conjunto”, explicou.

Foi num pressuposto semelhante que o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, assinou um memorando de entendimento com Wang Gang: “É uma nova página da nossa cooperação. Não se trata apenas da investigação e educação, trata-se de investigação para incubar pequenas indústrias e pequenos empresários e para novas indústrias. Trabalhamos para o mesmo objetivo”.

Em destaque

Subir