Nas Notícias

Cérebros diferentes: Homens aprendem melhor, mulheres têm mais memória

cerebro homem mulhercerebro homem mulher 600As diferenças dos cérebros do homem e da mulher não são dado novo, mas um estudo da Universidade da Pensilvânia avançou nesta análise que apaixona cientistas. O trabalho revela que eles são melhores a aprender e elas têm memória de elefante… Está explicada a razão pela qual homens e mulheres discutem porque elas se atrapalham a ler mapas e eles não conseguem lembrar-se da data de casamento…

Um estudo realizado por investigadores da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, permitiu avançar nas disparidades entre os cérebros do homem e da mulher, que são, definitivamente, diferentes.

E essas caraterísticas díspares repercutem-se, como se compreende, nas aptidões masculinas e femininas. Assim, concluiu-se que os cérebros dos homens os habilitam a aprender com maior eficácia e a realizar tarefas mais instantâneas, como a leitura de um mapa – quantas discussões nasceram pelo ‘stress’ provocado por eles quando elas demoram a compreender o mapa?

Esta capacidade masculina resulta de uma tipicidade dos cérebros dos homens: têm mais ligações entre os dois hemisférios. No entanto, as mulheres são melhores a memorizar – quantas discussões nasceram porque eles não se recordam da data de casamento?

O estudo mereceu honras de publicação no Proceedings of The National Academy of Sciences e confirmou algumas verdades que já eram conhecidas, como a capacidade das mulheres em fazer diversas tarefas ao mesmo tempo, ao contrário dos homens. As mulheres têm mais massa cinzenta, os homens têm mais fibras nervosas.

No entanto, o responsável pelo estudo não cria hierarquias de inteligência. Prefere destacar o facto de os dois cérebros se completarem. “É impressionante o modo como ambos se complementam”, referiu Ruben Gur, à Skynews.

Alguns estudos permitiram, no passado, perceber algumas aparentes incongruências do nosso cérebro, como uma pesquisa que garante que os cérebros mais eficazes são os das pessoas mais distraídas.

Em destaque

Subir