Mundo

Cérebro da al-Qaeda abatido em operação com avião telecomandado dos EUA

al-qaeda2Uma operação com recurso a um avião telecomandado, levada a cabo pelos norte-americanos, levou à morte de al-Quso, líder terrorista no Iémen e um dos homens procurados pelo FBI, por suspeitas de estar envolvido no atentado ao USS Cole. A captura daquele cérebro da al-Qaeda valia uma recompensa de cinco milhões de euros. A morte de  al-Quso já mereceu retaliação, com 32 soldados mortos num ataque também nesta manhã.

Acaba de ser morto Fahd Ahmed al-Quso, em resultado de um raide norte-americano, com recurso a um avião telecomandado. Esta morte já foi confirmada quer pela embaixada norte-americana no Iémen, quer pela própria al-Qaeda, que entretanto já retaliou noutra ooensiva, matando 32 soldados dos EUA no Iémen.

Este terrorista era procurado pelo FBI, sendo que os EUA ofereciam uma recompensa milionária pela captura de Ahmed al-Quso. O raide aéreo ocorreu na manhã desta segunda-feira, no Iémen, através de aviões telecomandados.

Ahmed al-Quso é suspeito de ter participado nos ataques à bomba feitos contra o navio norte-americano USS Cole, em 2000, atentados que mataram 17 membros da Marinha dos EUA, provocando ainda mais de 40 feridos. O terrorista da al-Qaeda esteve detido durante três anos, mas escapou.

Acabou por ser novamente capturado pelas autoridades ienemitas, mas contra a vontade norte-americana foi libertado em 2007. Era procurado pelos EUA desde então. Além de Ahmed al-Quso – um dos chefes da al-Qaeda no Iémen – também foi morto outro membro da al-Qaeda.

Também os EUA confirmaram esta morte, através de uma fonte oficial norte-americana, através de declarações à AFP. De acordo com esta agência, que cita a mesma fonte, Fahd Ahmed al-Quso estava a arquitetar outros atentados contra alvos norte-americanos e contra o próprio Iémen.

Recorde-se que os EUA pediram autorização ao Congresso para utilizar este tipo de aviões telecomandados (assim como drones) com a finalidade de abater alvos inimigos no Iémen. O resultado desta autorização é a captura de um dos cérebros da al-Qaeda.

A al-Qaeda, no entanto, já retaliou, com um ataque que terá provocado a morte de 32 militares, a sul do Iémen. A agência EFE adianta que houve um ataque terrorista numa base em Dofar, durante a madrugada, numa altura em que os militares ainda estavam a dormir.

O ataque durou várias horas e foi originado pela morte de Fahd Ahmed al-Quso.

Em destaque

Subir