Mundo

Cerca de dois mil milhões de pessoas bebem água contaminada

Perto de dois mil milhões de pessoas ainda utilizam água que está contaminada com fezes, segundo informou a Organização Mundial de Saúde (OMS). Todos os anos, cerca de meio milhão de pessoas morrem devido à ingestão desta água, que causa diarreia.

“Nos dias de hoje, quase dois mil milhões de pessoas utilizam uma fonte de água potável contaminada por fezes, o que os deixa vulneráveis à cólera, disenteria, tifóide e pólio”, afirmou Maria Neira, a diretora do departamento de saúde pública na OMS, acrescentando: “Estimamos que a água potável contaminada cause mais de 500 mil mortes por diarreia todos os anos”.

Foi elaborada uma lista de 17 objetivos de desenvolvimento sustentáveis para 2030, pelos países no quadro das Nações Unidas. O principal objetivo é garantir o acesso de todos à água e ao saneamento básico, assegurando uma gestão sustentável dos recursos hídricos.

Assim, esta meta não será atingida “a menos que sejam tomadas medidas para utilizar os recursos financeiros de forma mais eficaz e aumentar os esforços para identificar novas fontes de financiamento”, de acordo com as previsões da OMS.

Contudo, cerca de 80 por cento dos países afirmam que os financiamentos para a água, saneamento e higiene são insuficientes para responder às metas estabelecidas.

Por outro lado, a OMS reforçou a necessidade de encontrar novas e originais maneiras de financiamento, como por exemplo impostos.

“É um desafio que temos capacidade de resolver. Aumentar o investimento na água e no saneamento pode gerar benefícios importantes para o desenvolvimento e saúde humana”, disse Guy Ryder, o presidente da ONU-Água e diretor geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

 

Em destaque

Subir