Mundo

Cerca de 900 migrantes retirados de acampamento no sul de Itália

Cerca de 900 migrantes foram retirados hoje de um acampamento em San Ferdinando, na região da Calábria, Itália, indicou o ministro italiano do Interior, Matteo Salvini.

“Como prometido (…) passamos das palavras à ação”, realçou Salvini.

O ministro do Interior anunciou o desmantelamento após várias revoltas dos migrantes devido às condições de trabalho, assim como mortes por incêndios e ataques racistas.

Segundo a agência de notícias Efe, cerca de 900 migrantes concordaram em ser transferidos para outros acampamentos, mas desconhece-se o destino de várias centenas de pessoas que se recusaram a deixar o local, porque o realojamento os impediria de voltar a trabalhar nos campos.

Muitos dos migrantes encontraram trabalho sazonal nos campos agrícolas da região.

A deputada do Partido Democrático (PD) Enza Bruno Bossio, que se deslocou a San Ferdinando para presenciar a demolição das construções de madeira e metal pediu que esse gesto “não se torne uma injustiça”.

“As condições de vida desumanas para estas pessoas acabaram, mas perante as escavadoras enviadas por Salvini e os migrantes que não sabem para onde irão, espero que isto não se converta numa injustiça e que eles não se tornem invisíveis”, referiu.

O acampamento de San Ferdinando representa um dos maiores da região devido à concentração de migrantes, na sua maioria africanos.

As condições de vida e de trabalho foram denunciadas em várias ocasiões por associações e sindicatos, uma vez que trabalham entre oito e 12 horas por dia e recebem um pagamento entre 20 e 30 euros diários.

Em fevereiro, a morte de um senegalês de 29 anos, Moussa Ba, levou as autoridades italianas a ordenar novamente a demolição deste bairro.

Em destaque

Subir