Nas Notícias

Cerca 85 concelhos de 12 distritos do continente em risco máximo de incêndio

Cerca de 85 concelhos de doze distritos de Portugal continental estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os concelhos que estão sob este alerta do IPMA pertencem aos distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Guarda, Bragança, Viseu, Leiria, Santarém, Castelo Branco, Portalegre, Beja e Faro.

O IPMA colocou ainda vários concelhos dos 18 distritos de Portugal continental em risco muito elevado e elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o “reduzido” e o “máximo”. O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral norte e centro até final da manhã, podendo persistir em alguns locais da faixa costeira.

O vento soprará fraco, soprando moderado (até 25 km/h) de noroeste no litoral oeste e de sudoeste nas terras altas do norte e centro a partir da tarde. No Algarve, o vento será fraco a moderado de leste, soprando por vezes forte (até 40 km/h) na serra de Monchique.

Possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral norte e centro.

Prevê-se ainda uma pequena descida da temperatura máxima nas regiões norte e centro, em especial no litoral.

As temperaturas máximas previstas para hoje são de 30 graus centígrados em Lisboa, 32 em Beja, 27 em Faro e Bragança, 22 no Porto.

Em destaque

Subir