Nas Notícias

Centros de Saúde encerram ao fim de semana e encurtam horários

centro_saudeSaúde mais cara e hospitais entupidos: os Centros de Saúde Guimarães e de Vizela serão os primeiros reduzir o horário de funcionamento e a encerrar aos fins de semana e feriados. A medida do Governo estender-se-á a todas as unidades do país, com o objetivo de cortar despesa. Os utentes serão desviados para hospitais, onde pagarão o dobro por uma consulta. A medida faz parte do acordo com a troika.

O Governo cumpre o estabelecido com a troika e ordena às Administrações Regionais de Saúde o fim das consultas aos fins de semana e feriados, nos Centros de Saúde. Os horários de funcionamento vão, por outro lado, ser encurtados, numa medida que tem como objetivo reduzir os custos com o pessoal em horas extraordinárias.

Os Centros de Saúde de Guimarães e Vizela estreiam-se com esta medida, encerrando 12 extensões de saúde, o que implica a transferência de centenas de utentes para o Hospital de Guimarães.

Com o encerramento destas unidades e o corte nos horários prevê-se um aumento do afluxo de utentes nos hospitais e a perda da qualidade do serviço prestado. Os utentes não compreendem a medida e temem que os hospitais fiquem sobrelotados.

Outro problema gerado com esta medida é o aumento das distâncias a percorrer pelos utentes que recorrem aos Centros de Saúde. A agravar o novo cenário está o preço das consultas, que nos hospitais atinge o dobro. Em vez dos cinco euros por consulta nos Centros de Saúde, os utentes passam a pagar 10 euros.

O acordo com a troika prevê a redução de 20 por cento dos custos com pessoal, nas horas extraordinárias pagas pelo Serviço Nacional de Saúde.

Em destaque

Subir