Nas Notícias

Centros de saúde do Norte esperam por vacinas há três semanas

vacinaOs centros de saúde tutelados pela Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte estão há três semanas sem vacinas ou em “contenção” do stock, incluindo algumas que integram o Plano Nacional de Vacinação. O concelho de Barcelos será o mais afetado, seguido por Guimarães, Famalicão e Braga.

Os centros de saúde tutelados pela ARS Norte estão há três semanas sem vacinas ou em “contenção” do stock, o que levou o Bloco de Esquerda a questionar, na sexta-feira, a ausência ou racionamento de vacinas no concelho de Barcelos. Para além deste, também em Guimarães, Famalicão e Braga se está a sentir a ausência ou racionamento.

“A não vacinação, na data prevista, poderá desproteger as crianças, expondo-as levianamente à eventualidade de contração de uma doença grave”, referiu o deputado João Semedo, acrescentando ter indicações de que os utentes estão a ser aconselhados a “ir passando” pelos centros de saúde até que as vacinas fiquem disponíveis.

As vacinas do tétano e do sarampo serão aquelas em que a situação se tornou mais premente, tanto mais que integram o Plano Nacional de Vacinação. Segundo o Jornal de Notícias, em Braga já haverá adultos a quem não terá sido ministrada a vacina contra o tétano por “indisponibilidade de stock”. Segundo uma fonte da sub-região de Saúde de Braga citada pelo jornal, “estamos em contenção de vacinas há alguns dias e algumas delas só administramos mesmo a doentes prioritários”.

A ARS Norte não comentou o caso, que terá tido origem num atraso na compra das vacinas, fazendo aumentar a demora para a entrega. Os lotes devem começar a chegar aos centros de saúde a partir de quarta-feira, com prioridade para os que já tenham as reservas a zero.

Em destaque

Subir