Nas Notícias

Centro para cães na terceira idade abre as portas em Tóquio

caoO envelhecimento da população canina é um problema que está a aumentar de dimensão no Japão. Para responder às necessidades, uma rede de supermercados decidiu abrir um centro especializado em cães, com gabinete médico, ginásio e piscina para tratamento de fisioterapia.

O primeiro centro da terceira idade vocacionado para cães vai abrir portas na próxima segunda-feira em Makugari, uma localidade a leste de Tóquio, no Japão.

A iniciativa é da cadeia de supermercados Aeon, um dos gigantes da distribuição no arquipélago nipónico.

O Japão é um dos países mais envelhecidos do mundo, o que se reflecte na idade dos animais de companhia.

“Muitos animais envelhecem ao mesmo tempo que os donos, o que se converte num problema muito sério. Espero que esta iniciativa seja o início de uma solução”, adiantou Akihiro Ogawa, o presidente da Aeonpet, a filial do gigante da distribuição para o mercado de produtos para animais.

O centro irá funcionar como um lar de idosos, recebendo aqueles que não têm capacidade para viver com plena autonomia e disponibilizando um vasto leque de serviços, como gabinete médico (veterinário) disponível a qualquer hora, ginásio, piscina para tratamento de fisioterapia (a pensão nos cães com deficiências físicas) e até um salão de beleza.

Vai ter ainda especialistas para acompanhar os casos de animais com senilidade.

Os preços, mensais, vão variar entre os 100 mil ienes (cerca de 719 euros) para os cães mais pequenos, 150 mil para os de porte médio e 200 mil ienes (1438 euros) para os animais maiores, com tudo incluído.

Ainda não abriu, mas já tem um cliente, como revelou o director, Misako Fujii: “recebemos um pedido de uma pessoa mais velha que vive sozinha e que se preocupa muito com o cão, que tem 15 anos”.

Em destaque

Subir