Nas Notícias

Centro do furacão deve passar a 100 km da ilha das Flores – IPMA

O centro do furacão “Lorenzo” deve passar na próxima madrugada a aproximadamente 100 quilómetros (km) a oeste da ilha açoriana das Flores, afetando todo o arquipélago, mas “especialmente” esta ilha e a do Corvo.

Pelas 18:00 dos Açores (menos uma do que em Portugal continental), o furacão, diz nota do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), “encontrava-se a aproximadamente a 620 km a sudoeste da ilha das Flores, deslocando-se para nordeste a uma velocidade de 41 quilómetros/hora [km/h]”.

Para as ilhas das Flores e do Corvo (grupo Ocidental), prevê-se vento sueste rodando para noroeste com rajadas na ordem dos 190 km/h (com uma probabilidade de 40 por cento de a rajada máxima ser superior a 200 km/h), chuva por vezes forte e ondas de sul passando a sudoeste, com altura significativa entre 10 e 15 metros. A altura máxima de onda pode atingir os 25 metros.

Já para o grupo Central (Pico, São Jorge, Faial, Graciosa e Terceira) é esperado vento sudoeste com rajadas até 160 km/h, períodos de chuva e ondas de sudoeste passando a oeste com altura significativa entre 9 e 12 metros, podendo a altura máxima de onda atingir os 22 metros.

Nas ilhas do grupo Oriental – São Miguel e Santa Maria – deverá haver vento sul rodando para oeste com rajadas até 100 km/h, períodos de chuva e ondas de sudoeste com altura significativa entre sete e nove metros.

Em destaque

Subir