Nas Notícias

Centeno está a ser investigado pelo recebimento indevido de vantagem

O ministro das Finanças e presidente do Eurogrupo, Mário Centeno, está a ser investigado pelo crime de recebimento indevido de vantagem, punível com uma máximo de cinco anos de prisão.

Mário Centeno é suspeito do crime de recebimento indevido de vantagem, o que, noticia o Expresso, constava nos mandados de busca que levaram inspetores da PJ e magistrados da 9.ª secção do DIAP de Lisboa ao Ministério das Finanças.

De acordo com a publicação, Centeno terá recebido um pedido para acelerar ou conseguir a isenção de IMI por parte de Luís Filipe Vieira, relativamente a um prédio que o filho do presidente do Benfica, Tiago Vieira, recuperou e queria vender.

O Ministério Público decidiu investigar se existe alguma ligação entre o pedido de Luís Filipe Vieira e o de Mário Centeno, que solicitou dois bilhetes para assistir a um jogo de futebol do Benfica.

Apesar de requeridos às câmaras municipais, os pedidos de isenção de IMI têm de ser validados pela Autoridade Tributária, um órgão do Ministério das Finanças.

O próprio Ministério e a Procuradoria-Geral da República já confirmaram as buscas, mas não avançaram com o crime que estaria em causa.

Ao que Expresso apurou, trata-se de “um recebimento indevido de vantagem”, ou seja, a apropriação do cargo, por parte de Centeno, para receber uma vantagem que alegadamente não lhe era devida.

Este crime, recorde-se, esteve na origem do caso Galp, com vários secretários de Estado a abandonarem o cargo depois de serem constituídos arguidos no caso de receberam viagens da empresa para verem jogos do Euro’2016.

Em destaque

Subir