Economia

Centeno considera que subida do rating pela S&P reflete “esforço” da legislatura

O ministro das Finanças, Mário Centeno, considerou hoje, em Lisboa, que a subida da perspetiva do ‘rating’ da dívida portuguesa, pela agência Standard & Poor’s, reflete o sucesso das medidas aplicadas durante a atual legislatura.

“Esta notícia vem no conjunto de outras avaliações que diferentes instituições têm feito sobre o desenvolvimento da economia, das finanças públicas, do sistema financeiro em Portugal. São o resultado de um conjunto de políticas que nos propusemos implementar ao longo da legislatura (…). Um enorme esforço com sucesso assinalado pela Standard & Poor’s”, disse Mário Centeno aos jornalistas.

A Standard & Poor’s subiu de “estável” para “positiva” a perspetiva do ‘rating’ (notação) da dívida pública portuguesa e manteve a nota em BBB-, anunciou a agência num comunicado divulgado esta noite.

“Esperamos que a economia portuguesa cresça perto de 2 por cento por ano até 2021, com o défice orçamental a melhorar até 0,4 por cento do Produto Interno Bruto [PIB] em 2020, de 0,7 por cento este ano”, afirma a agência S&P.

Mais partilhadas da semana

Subir