Nas Notícias

Centenas de professores exigem junto ao parlamento recuperação total de serviço congelado

Centenas de professores estão concentrados em frente ao parlamento, onde hoje serão discutidos diplomas do Bloco de Esquerda, PCP, PSD, CDS e uma iniciativa legislativa de cidadãos sobre a recuperação integral do tempo de serviço congelado dos docentes.

Desde as 15:00, estão a juntar-se no largo em frente à escadaria da Assembleia da República professores de várias idades e de diferentes escolas do país.

Muitos trazem bandeiras das dez estruturas sindicais que durante mais de um ano reivindicaram junto do Governo a recuperação de nove anos, quatro meses e dois dias de tempo de serviço congelado.

No entanto, em março o Governo terminou as negociações, aprovando o diploma que prevê a recuperação de apenas dois anos, nove meses e 18 dias, que os professores se recusam a aceitar e que os levou a manifestar hoje em Lisboa.

Em frente ao parlamento, os professores vão assistir em direto, através de um ecrã gigante que foi instalado no local, ao debate das quatro apreciações parlamentares e da iniciativa legislativa de cidadãos, ameaçando já avançar com greves caso não vejam reconhecidas as suas reivindicações.

Em declarações à Lusa, Teresa Fonseca, de uma escola de Sintra, disse que ia lutar até ao fim, uma ideia que é repetida pelos professores hoje concentrados em Lisboa.

Em destaque

Subir