Nas Notícias

Censos na Internet: INE aconselha cidadãos a evitarem fins de prazo

Depois de alargar o prazo dos Censos online para terça-feira, o Instituto Nacional de Estatística aconselha os cidadãos que ainda não preencheram a declaração a fazê-lo “o mais rapidamente possível”, para “evitar congestionamentos” que podem impedir o correto funcionamento do sistema.

O recurso ao sistema online do Censos 2011 superou todas as expectativas do Instituto Nacional de Estatística. Nesse sentido, o INE decidiu alargar o prazo de preenchimento da declaração online, para adaptar a estratégia a uma realidade diferente.

Apesar deste alargamento de prazo – até à próxima terça-feira, só aplicável à entrega digital – esta entidade faz um apelo “a que os cidadãos façam o preenchimento o mais rapidamente” que puderem, para não se criarem picos de acesso ao site.

Os últimos dados indicavam que mais de quatro milhões de pessoas (4 426 734) optaram pela Internet, o que representa mais do dobro das que procederam à entrega em papel (1 639 296).

As autarquias locais estão a prestar todos os esclarecimentos e a apoiar os cidadãos a cumprir este dever cívico, contribuindo para a maior operação estatística alguma vez realizada em Portugal.

Prevê-se que na terça-feira esse pico seja atingido, o que gerará congestionamentos, bloqueios no acesso ao site, lentidão e naturais desistências, no final do procedimento.

Em destaque

Subir