Nas Notícias

Censos da GNR: 2400 idosos vivem sozinhos e em locais isolados

idosos1Números da Operação Censos Sénior 2012, da Guarda Nacional Republicana (GNR), apontam para a existência de 2400 idosos em Portugal que vivem sozinhos e em zonas isoladas. As duas condições em simultâneo significam, segundo a GNR, uma situação de alto risco. Operação Censos Sénior permitiu perceber a realidade dos idosos e encontrar outros dados: há um total de 23 mil sozinhos e 2500 em locais ermos.

A Operação Censos Sénior 2012 fez um raio-X à realidade dos idosos em Portugal, numa altura em que se assinalam diversos casos de idosos que morrem sem assistência, nas suas casas. Há 23 mil sós ou em zonas isoladas, sendo que alguns deles conjugam as duas situações.

Segundo aquele estudo, registam-se 18 mil que vivem sem companhia e outros 2500 que estão em zonas isoladas. Há ainda mais 2400 nas duas condições em simultâneo: sós e sem vizinhos. No total, 23 mil idosos.

Estes 2400 estão em situação de alto risco e suscitam maior preocupação da GNR. Outro dado que gera apreensão é o facto de o número de seniores que vivem sós estar a aumentar em Portugal. Em comparação com o ano passado, há mais 7000 nesta situação.

Bragança é o distrito com mais idosos sós, revela o Censos Sénior, operação que não estudou as zonas do país abrangidas pela ação da Polícia de Segurança Pública.

De todos os casos, os mais preocupantes são os 2400 idosos que vivem sós e em locais ermos, sem possibilidade de recorrer a ajuda, ou receber socorro, em casos de incêndios, por exemplo.

A Operação Censos Sénior 2012 foi levada a cabo pela GNR, entre os dias 15 de janeiro e 29 de fevereiro. Trata-se de uma pesquisa que permitiu recolher dados e traçar a realidade dos idosos portugueses.

Em destaque

Subir