Nas Notícias

Censos 2011: Imigrantes contribuem para aumento da população residente

Censos 2011 indicam que a população portuguesa aumentou 1,9 por cento, nos últimos 10 anos. Os dados preliminares divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística revelam que há em Portugal 10 555 853 residentes. População do interior está a ficar desertificada.

A mega-operação estatística mostra um Portugal praticamente inalterado, no que diz respeito ao número de pessoas residentes. Este ligeiro aumento, de 200 561 pessoas, é justificado sobretudo com a imigração.

Em média, e segundo os Censos 2011, verificou-se um aumento médio de 20 056 pessoas por ano, o que permite antever – caso não surjam fenómenos sociológicos de remonta – que nem em 2021 Portugal terá 11 milhões.

Apesar de tudo, estes números da população revelados pelos mais recentes Censos contrariam as previsões do Instituto Nacional de Estatística, que antevia uma redução populacional entre 2001 e 2011

Outros dados preocupantes são a fuga das pessoas para as cidades do litoral. O interior do País está a ficar desertificado, ainda que as grandes cidades também tenham perdido habitantes. Ou seja, os cidadãos procuram as periferias das grandes cidades para residir, por motivos económicos.

Em destaque

Subir