Nas Notícias

Censos 2011: Entrega online supera um milhão de alojamentos

Censos 2011 superaram hoje a fasquia do milhão de alojamentos recenseados, batendo os dados recorde do Canadá, em termos de percentagem. Mais de 2,5 milhões de cidadãos procederam ao registo online.

Em apenas dez dias, cerca de 2,5 milhões de pessoas procederam ao registo no Censos online, o que representa um milhão de alojamentos – meta simbólica superada ao final da manhã de hoje.

Dados do Instituto Nacional de Estatística revelam que há 1,15 milhões de casas recenseadas através da Internet, graças ao serviço e-censos, disponível pela primeira vez.

Este número é provisório e vai com certeza ser superado, já que o prazo para entrega das respostas através da Internet termina somente a 10 de abril.

Se a população se mantiver nos 10,6 milhões registados nos Censos 2001, significa que os 2,5 milhões de já recenseados online correspondem a 23,5 por cento da população portuguesa.

Esta percentagem supera os dados que o Canadá assegurou em 2006 (22 por cento), tidos como a maior percentagem de entrega por via digital.

O Instituto Nacional de Estatística solicita aos cidadãos que evitem o preenchimento nos últimos dias do prazo, para evitar bloqueios que possam afetar o preenchimento online.

No primeiro dia, houve um congestionamento de tráfego que colocou o site offline, algo que o INE não pretende que se repita com o final do processo.

Depois do dia 10, os cidadãos poderão entregar as suas respostas no formato papel até ao dia 24 de abril. Os números do Censos 2011 serão conhecidos em dezembro de 2012, mas os primeiros dados já serão divulgados no final do corrente ano.

Entretanto, o provedor de Justiça revelou que já foram entregues 435 queixas. Em causa está uma pergunta relativa à situação profissional dos trabalhadores a recibo verde. Essa questão levou a Provedoria a solicitar esclarecimentos junto do INE.

Em destaque

Subir