Nas Notícias

“Cenário” de um milhão de infetados pelo Covid-19 em Portugal afastado pela DGS

 A diretora geral da Saúde, Graça Freitas, afastou hoje a hipótese de o novo coronavírus vir a infetar um milhão de portugueses, já que os dados que existem neste momento vindos da China são “mais favoráveis”.

“Afasto completamente. Já vamos no quarto cenário e os dados são cada vez mais favoráveis e o grau de incerteza é cada vez menor”, afirmou Graça Freitas em conferência de imprensa, em Lisboa, explicando que a hipótese de um milhão de portugueses poder vir a ser infetado tinha na base uma taxa de ataque para a gripe A, de 2009.

A conferência de imprensa foi marcada após o semanário Expresso ter titulado na sua primeira página que “Graça Freitas admite 1 milhão de infetados em Portugal”.

Os técnicos, médicos e matemáticos, estão a trabalhar no último cenário com base em novos dados de um estudo feito pela China e, segundo a diretora geral da Saúde, “esta cenarização aproxima-se cada vez mais da realidade”.

Graça Freitas reiterou que neste momento Portugal encontra-se numa fase de “contenção alargada”, sem qualquer caso positivo de infeção por coronoavirus que dá origem à doença Covid-19.

Em destaque

Subir