Motores

Ceccon vence WTCR e Tiago é 15º em Suzuka

Kevin Ceccon deu ao Alfa Romeo Giulietta a sua primeira vitória na Taça do Mundo de Carros de Turismo (WCTR) ao impor-se na primeira corrida do fim de semana em Suzuka.

Numa prova em que Tiago Monteiro regressou à competição com um 15º lugar, Ceccon cedo assumiu o controlo, levando a melhor sobre Aurélien Comte, o primeiro líder da corrida.

Depois do italiano do Alfa Romeo passar para o comando, na segunda volta, não mais o perdeu, revelando uma velocidade que simplesmente mais ninguém conseguiu acompanhar, provavelmente porque o carro da Romeo Ferraris é o único com lastro negativo.

Outro fator a ajudar o triunfo folgado de Ceccon foi o facto de Aurélien Comte ter sido obrigado a defender ‘com unhas e dentes’ a seguda posição dos ataques de Yvan Muller, que levou o melhor dos Hyundai i30 N à terceira posição final, numa prova que o seu companheiro de equipa, Thed Bjork, não terminaria, depois de se despistar.

Este acidente do sueco da YMR levou à entrada do ‘safety car’, que voltaria mais tarde devido ao despiste de Yann Ehrlacher na oitava volta, após um desentendimento com Grodon Sheddon.

No último recomeço os três primeiros mantiveram as suas posições, enquanto Esteban Guerrieri, no melhor dos Honda Civic, e Mehdi Bennani, no mais rápido dos Volkswagen, fecharam o top cinco.

Classificação Corrida 1

1º Kevin Ceccon (Alfa Romeo) 26m42,311s

2º Aurelien Comte (Peugeot) + 0,728s

3º Yvan Muller (Hyundai) + 1,319s

4º Esteban Guerrieri (Honda) + 17,59s

5º Mehdi Bennani (Volkswagen) + 2,157s

6º Jean-Karl Vernay (Audi) + 3,609s

7º Mato Homola (Peugeot) + 4,248s

8º Gabriele Tarquini (Hyundai) + 4,583s

9º Frederic Vervisch (Audi) + 5,409s

10º Pepe Oriola (Cupra) + 5,634s

15º Tiago Monteiro (Honda) + 7,816s

Em destaque

Subir