Nas Notícias

CDS e PSD sem dinheiro para pagar multas a pronto

eurosCDS e PSD solicitaram ao Tribunal Constitucional (TC) o pagamento a prestações das multas por irregularidades nas contas relativas a 2006. Os sociais-democratas queriam 19 prestações, mas só terão direito a dividir a multa por duas parcelas. Os centristas queriam 24 , mas o TC só admite quatro.

As depauperadas contas dos partidos são uma realidade bem patente num pedido feito pelo PSD e CDS ao Tribunal Constitucional, para que permitisse que as multas – devido a irregularidades cometidas pelos partidos nas suas contas – fossem pagas a prestações, durante um período alargado de tempo.

Segundo adianta o Público, estes dois partidos conseguiram que dividar o pagamento das multas em prestações suaves, mas a abertura do TC ficou longe da vontade de centristas e sociais-democratas.

O PSD queria que os 65 mil euros de coima fossem pagos em 10 prestações. Conseguiu dividir o pagamento em duas fases. Já o CDS pretendia 24 prestações, mas apenas recebeu permissão para pagar em quatro parcelas, porque o TC foi sensível aos argumentos.

Apesar de terem sido os únicos partidos a solicitar a divisão do pagamento em prestações, CDS e PSD não são os únicos com contas irregulares.

Também no que diz respeito a contas de 2006, PS foi multado em 55 mil euros, mais 10 mil do que o PCP. Já o Bloco de Esquerda enfrenta uma coima de 10 mil euros.

Em destaque

Subir