Economia

Cavaco Silva declarou quase um milhão de euros de rendimentos em 2010

cavacosilva4A declaração de rendimentos de Cavaco Silva e de Maria Cavaco Silva, em 2010, entregue no Tribunal Constitucional, denuncia ganhos superiores a 999 mil euros, entre trabalho dependente, pensões, ajudas de custo, aplicações em bolsa, depósitos à ordem e a prazo, planos poupança reforma e ações. Conheça os rendimentos de Cavaco Silva.

As declarações de Cavaco Silva geraram revolta, mas, acima de tudo, um processo de investigação dos jornais, que recolheram no Tribunal Constitucional todos os detalhes dos rendimentos do Presidente da República. Segundo o jornal Dinheiro Vivo, durante o ano de 2010, Cavaco e Maria Cavaco Silva amealharam cerca de um milhão de euros.

O número exato dos valores declarados pelo casal, nesse ano, cifra-se nos 999 894,95 euros, provenientes de ganhos em rendimentos por trabalho, pensões, ganhos em bolsa, depósitos à ordem, entre outros. Cavaco Silva e a mulher ganharam uma média 83 mil euros por mês.

Segundo a declaração entregue no Tribunal Constitucional, Cavaco ganhou quase 139 mil euros provenientes de trabalho dependente. Já no capítulo das pensões da Caixa Geral de Aposentações e do Banco de Portugal, declarou o valor já conhecido: 141,5 mil euros.

O terceiro de 10 capítulos dos ganhos de Cavaco Silva denuncia mais de 41 mil euros em depósitos à ordem, em quatro bancos distintos. Já no que diz respeito a depósitos a prazo, o valor é naturalmente mais elevado: 612 mil euros, distribuídos por cinco entidades bancárias.

O Presidente da República e a mulher são ainda titulares de um plano de poupança reforma, no valor de 53 mil euros. Os investimentos do casal também são feitos em obrigações, com uma aplicação na Caixa Geral de Depósitos de 15 mil euros. Cavaco também é detentor de ações, em 10 empresas nacionais, com 101 960 ações.

Cavaco Silva também não recebeu qualquer verba relativa ao vencimento de Presidente da República, uma vez que é, por lei, obrigado a escolher entre o vencimento e as pensões. Apesar de não ter vencimento, tem direito a despesas de representação, na ordem dos 2900 euros mensais.

O facto de ter ocupado o cargo de primeiro-ministro entre os anos de 1985 e 1995 conferia-lhe o direito de receber uma subvenção vitalícia mensal, mas Cavaco Silva abdicou desta subvenção. Caso contrário, os seus rendimentos seriam superiores.

Em destaque

Subir