Economia

Cavaco Silva crê que Portugal merecerá nota positiva da troika

cavaco_silva2Cavaco Silva, Presidente da República, assumiu que Portugal tem “uma forte esperança” numa avaliação positiva da ‘troika’ à aplicação do pacote de ajuda externa. Cavaco Silva, que falou após visitar a sede da Nokia Siemens, em Helsínquia, Finlândia, destacou também o acordo de concertação social, o qual é “ambicionado” por outros países da Europa.

Cavaco Silva antecipa que a próxima avaliação da ‘troika’ à execução do programa de ajuda financeira “será também positiva”, tal como as duas que a antecederam. Em Helsínquia (Finlândia), onde visitou a sede da Nokia Siemens, o Presidente da República deu conta das expetativas dos governantes portugueses em mais uma nota de ‘aprovado’: “há uma forte esperança, junto das autoridades portuguesas, de que esta terceira avaliação será também positiva”.

“Todos os governos da Europa ambicionam. Ainda há pouco tempo tive ocasião de falar com o chefe do Governo espanhol sobre esse acordo e reparei que também a Espanha gostaria de alcançar um acordo tripartido em áreas como aquelas que nós alcançamos”, afiançou o magistrado.

As declarações do chefe de Estado foram registadas em Hensínquia, onde o Presidente sublinhou que “o Governo português tem vindo a tomar as medidas para que as empresas possam ganhar acréscimos de competitividade”. São declarações com um destinatário finlandês, pois uma das ‘missões’ de Cavaco é estimular a Nokia Siemens, um gigante da área das novas tecnologias, a investir em Portugal.

“O sucesso da Nokia Siemens em Portugal – uma empresa com 2000 engenheiros altamente qualificados e que é líder do mercado – é a prova de que o país é competitivo. A Nokia Siemens sabe que é bem vinda a Portugal, no caso de querer expandir os seus serviços no país e a partir do país para outras partes do mundo. Queremos que na Finlândia e fora dela se conheça este bom exemplo”, insistiu.

Na resposta, o vice-presidente executivo da empresa finlandesa, o português Armando Almeida, afirmou acreditar que “Portugal vai ser bem sucedido”, aditando: “queremos continuar a dar o nosso apoio a 100 por cento a Portugal. Acreditamos que povo português tem características importantes para ajudar a Nokia Siemens e para ultrapassar esta crise”.

Numa altura em que a Europa debate a possibilidade da Grécia não conseguir honrar os compromissos assumidos, o Presidente da República lembrou que Portugal cumpre: “é importante que na Finlândia se conheça a forma positiva como Portugal está a dar resposta às exigências colocadas para ultrapassar as dificuldades. Que não haja dúvidas de que Portugal vai cumprir na íntegra os compromissos assumidos junto das entidades internacionais, não apenas no domínio do rigor orçamental, como das reformas estruturais, que serão muito importantes para as decisões de investimento das empresas estrangeiras”.

O principal motivo da deslocação a Helsínquia é, no entanto, a reunião do denominado ‘grupo de Arraiolos’, que amanhã e no sábado juntará à mesa das negociações os chefes de Estado da União Europeia sem poderes executivos.

 

Em destaque

Subir