Nas Notícias

Cavaco Silva: “Conselho da Diáspora Portuguesa dá corpo a rede de talentos e competências”

cavaco silvaO Presidente da República congratulou o Conselho da Diáspora Portuguesa, recebendo hoje 13 dos 24 fundadores. Nesta missão de “reforçar a reputação, o prestígio e a credibilidade” de Portugal no mundo, Cavaco Silva admitiu que vê cumprida “uma ambição” antiga.

O Presidente da República, Cavaco Silva, recebeu hoje em Belém 13 dos 24 fundadores da Associação do Conselho da Diáspora Portuguesa. São personalidades com carreira firmada a nível internacional e que vêm cumprir uma missão de “reforçar a reputação, o prestígio e a credibilidade” de Portugal no exterior, os quais são “fatores decisivos para a recuperação e criação de emprego” no país.

“Tenho a sensação de que estamos aqui a plantar uma árvore que dará bons frutos para Portugal”, admitiu o chefe de Estado, revelando que “este conselho dá corpo a uma ambição que eu acalento já há algum tempo e que tenho vindo a estimular, que é estruturar uma rede de talentos e competências que existem nas comunidades portuguesas, no domínio da economia, das artes, da ciência e da política”.

Comunidades que, acrescentou Cavaco, devem fomentar uma rede de influência mundial. “A nossa ideia é justamente aproveitar o melhor de Portugal fora do país para Portugal ganhar ainda mais credibilidade”, respondeu-lhe Filipe de Botton, presidente da Direção, depois do Presidente ter recordado que “o reforço das relações das comunidades portuguesas e de luso descendentes espalhados pelo mundo tem sido uma prioridade dos meus mandatos desde o primeiro dia”.

Em destaque

Subir