Nas Notícias

Cavaco lembra papel da Maternidade Alfredo da Costa na “descida da mortalidade”

cavaco_silva27062011O anunciado encerramento da Maternidade Alfredo da Costa não merece comentários políticos do Presidente da República, que quer “conhecer a decisão do Governo”. No entanto, Cavaco Silva destaca o papel da MAC na “descida da taxa de mortalidade”.

O chefe de Estado destacou o papel da Maternidade Alfredo da Costa na “descida da mortalidade”. Cavaco Silva, que participava na inauguração de uma nova sede da Microsoft, preferiu evitar comentários políticos, mas não deixou de reconhecer a importância da maternidade na Saúde em Portugal.

Confrontado com o fecho de portas da instituição, Cavaco Silva revelou que não iria comentar o assunto “antes de conhecer a decisão do Governo”. No entanto, disse que aquela maternidade cumpriu um papel importante.

Segundo Cavaco, cabe ao Governo “conduzir a política do país”, pelo que o presidente da República “não deve pronunciar-se sobre essa matéria”. “Reconheço o contributo da Maternidade Alfredo da Costa para a descida da taxa de mortalidade em Portugal”, acrescentou.

Recorde-se que o encerramento da Maternidade Alfredo da Costa foi aventado há dias e confirmado mais tarde pelo titular da pasta da Saúde, Paulo Macedo, que adiantou que a decisão está tomada e que a maternidade lisboeta vai encerrar portas até 2015.

O ministro da Saúde assumiu que o encerramento da instituição é uma inevitabilidade, sendo que o Governo vai avançar com essa medida durante a atual Legislatura. Este abraço pretende evitar essa inevitabilidade. Ontem, Jerónimo de Sousa acusou o Governo de ceder a interesses “obscuros”.

Na tarde desta terça-feira, em Lisboa, a partir das 19h30, centenas de mãos (de utentes e profissionais) vão unir-se na mesma causa, para tentar travar a intenção do executivo em encerrar as portas da Maternidade Alfredo da Costa, até 2015. O abraço à maternidade pretende provocar uma reflexão sobre uma decisão que suscitou surpresa e indignação.

O cordão humano pretende também contar com anónimos que estejam solidários com a causa e contra o fecho da maternidade. Esta será uma das diversas ações de protesto que começam a ser organizadas. Está a ser equacionada uma greve, por parte de funcionários.

Em destaque

Subir