Nas Notícias

Cavaco falta aos cumprimentos formais ao Presidente Marcelo

Aníbal Cavaco Silva, antigo Presidente da República, assistiu à tomada de posse de Marcelo Rebelo de Sousa para o segundo mandato em Belém, mas deixou o Parlamento antes da cerimónia dos cumprimentos formais ao chefe de Estado.

Cavaco, que no fim de semana tinha alertado para o perigo da “democracia amordaçada”, esteve na Sala das Sessões a assistir à tomada de posse, mas não se deslocou ao Salão Nobre para a protocolar sessão de cumprimentos.

O gesto do antigo Presidente da República não passou despercebido, numa cerimónia em que esteve também presente Ramalho Eanes, outro antigo chefe de Estado.

A sessão de cumprimentos durou 20 minutos, cerca de metade do tempo de há cinco anos, e foi marcada pela ausência de contacto físico, devido à pandemia de covid-19.

Os deputados, membros do Governo, líderes partidários e os poucos convidados foram passando por Marcelo Rebelo de Sousa e Eduardo Ferro Rodrigues, presidente da Assembleia da República, mantendo a distância de segurança. Os acenos com a cabeça ou com a mão foram os mais utilizados.

Em destaque

Subir