Nas Notícias

Cavaco diz que Obama “apoia programa de ajustamento económico” português

cavaco_obamaO Presidente da República, Cavaco Silva, emitiu uma nota no Facebook, onde resume os pontos mais importantes do encontro na Casa Branca. Barack Obama, Presidente dos EUA, manifestou “apoio ao programa de reajustamento económico”, levado a cabo pelo Governo.

Barack Obama “manifestou apoio ao programa de ajustamento económico e financeiro” que o executivo de Passos Coelho está a aplicar em Portugal, revela Cavaco Silva, numa nota publicada na página oficial da Presidência da República no Facebook.

No campo da cooperação estratégica, Cavaco diz que discutiu com Obama “formas concretas de aprofundar o relacionamento” entre EUA e Portugal, “em matérias como comércio e investimento, educação, intercâmbio científico e tecnológico, defesa, segurança” e até “o desenvolvimento dos Açores”.

Segundo anuncia o Presidente da República, foi emitida uma declaração conjunta, na qual é reafirmada a “importância e solidez das relações de amizade e cooperação entre os dois países”.

Cavaco destaca também a importância da “comunidade portuguesa e luso-descendente nos Estados Unidos”, neste estreitar de relações com os Estados Unidos, bem como o facto os dois países partilharem “os ideais que estiveram na génese da Aliança Atlântica”.

“Ambos sublinhámos a necessidade de promover, no quadro das Nações Unidas, os valores universais da paz, da democracia e dos direitos humanos”, conclui Cavaco, num balanço deste encontro com Obama na Casa Branca.

Em destaque

Subir