Nas Notícias

Cavaco aconselha Governo a optar pelo crescimento sem sacrificar o país

cavaco_silva2Em Castro Daire, ainda com apupos populares a ecoar nos ouvidos, Cavaco Silva optou por distanciar-se das políticas do Governo e aconselhou Passos Coelho a evitar mais austeridade. O Presidente da República considera que não há margem para “exigir mais sacrifícios” a pessoas que “já foram muito sacrificados”.

Mais austeridade? Não. A ideia parte do Presidente da República, Cavaco Silva, que em declarações aos jornalistas aconselhou o Governo a seguir outro caminho, numa altura em que as metas do défice começam a ficar acima das capacidades portuguesas e em que a palavra “austeridade” voltou ao discurso do executivo de Passos Coelho.

Segundo referiu o chefe de Estado – num dia em que ouviu, de novo, protestos dos populares que se mantêm indignados com as inesquecíveis declarações de Cavaco sobre os seus rendimentos –, não há mais “espaço de manobra” para “exigir mais sacrifícios a quem já foi muito sacrificado”.

“Será muito difícil exigir, uma vez mais, novos sacrifícios a pessoas que já foram chamadas a contribuir de modo significativo para a redução dos desequilíbrios económicos e financeiros de Portugal”, sustentou Cavaco Silva, em Castro Daire.

Segundo o Presidente da República, se o Governo optar pelo caminho de novas medidas de austeridade, terá de deixar de fora as classes baixa e média, que foram sacrificadas com redução de rendimentos, em nome do equilíbrio das contas públicas.

Cavaco Silva aponta austeridade apenas em quem “tenha sido poupado” nos pedidos de esforço adicional. O chefe de Estado profere estas palavras numa altura em que tem sido fustigado pelas críticas populares.

É um Presidente da República mais pessimista do que aquele que, recentemente, teceu elogios ao Governo e manifestou confiança no sucesso do plano de ajustamento. “Portugal superou sempre com sucesso, e mais rapidamente do que o previsto, as crises de financiamento externo. Tenho a certeza de que o conseguirá mais uma vez”, realçou,

Em destaque

Subir