Cultura

Causa da morte de Nicolau Breyner por esclarecer

A causa da morte de Nicolau Breyner, ator de 75 anos, será determinada pela autópsia. O corpo já foi transportado para o Instituto de Medicina Legal, adianta o i. Nicolau terá sido vítima de um ataque cardíaco, hoje à tarde, em sua casa.

Nascido em Serpa, no distrito de Beja, a 30 de julho de 1940, Nicolau Breyner dedicou mais de 60 dos seus 75 anos à representação, tornando-se num dos maiores atores portugueses de todos os tempos.

Nicolau Breyner morreu nesta segunda-feira, deixando em choque familiares e amigos. O ator não se encontrava doente. Entre a imensa vénia que os amigos lhes prestam, como homenagem numa primeira reação a esta perda, há um denominador comum: surpresa. Nem os amigos mais próximos acreditavam.

O chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, já reagiu à morte de Nicolau Breyer, para expressar os mesmos sentimentos que todos os seus amigos: surpresa e profunda dor.

“Tinha estado com ele há dois dias, na livraria Sá da Costa, na inauguração de uma exposição. Pareceu-me com saúde, como sempre muito feliz, caloroso”, recordou o Presidente da República.

De acordo com o jornal i, o corpo do ator já foi transportado para o Instituto de Medicina Legal de Lisboa, onde será feita a autópsia para determinar a causa de morte.

“Associo-me ao pesar da família e dos amigos”, realçou Marcelo, que enfatizou “uma carreira e uma vida culturalmente muito ricas”.

Nicolau Breyner estreou-se como ator quando ainda frequentava o Conservatório. Sob a direção de Ribeirinho, entra na peça ‘Leonor Telles’, de Marcelino Mesquita, levada à cena pelo Teatro Nacional Popular.

Na televisão, tornou-se conhecido do grande público ao lado de Laura Alves e de Herman José, por exemplo, em papéis cómicos.

Participou em algumas telenovelas que cativaram o grande público, como ‘Vila Faia’ e ‘Cinzas’,e encontrava-se, atualmente, a gravar outra novela da TVI. Ao lado de Herman, protagonizou ‘Senhor Feliz e Senhor Contente’, assinando o programa ‘Eu Show Nico’.

De acordo com a assessoria do ator, Nicolau “não se encontrava doente”. A SIC Notícias avança que um ataque cardíaco terá estado na origem da morte.

Em destaque

Subir