Nas Notícias

Catorze distritos em aviso amarelo e 37 concelhos com bombeiros em alerta

temperaturas_altasInstituto de Meteorologia (IM) coloca 14 distritos sob alerta amarelo e 37 concelhos de Portugal Continental sob risco máximo de incêndio. As elevadas temperaturas, responsáveis pelos avisos do IM, descem a partir do final da tarde.

As temperaturas altas que se fazem sentir em todo o país – sobretudo no centro, no sul e no interior – levaram o Instituto de Meteorologia a colocar 37 concelhos no nível máximo na escala de risco de incêndio, durante esta quarta-feira.

Segundo as previsões do IM, a temperatura máxima vai cair em algumas zonas do país, sendo que a partir do final do dia de hoje já se deve sentir uma drástica descida, sobretudo nas regiões do litoral. Este quadro meteorológico – que interfere, obviamente, nos riscos de incêndio – contrasta com a noite de ontem, na qual se registaram temperaturas elevadas à noite (Lisboa tinha 40 graus).

Viseu é o distrito com mais concelhos em risco máximo de incêndio (oito), enquanto a Guarda apresenta sete concelhos. Coimbra segue-se nesta lista, com quatro concelhos mais suscetíveis de enfrentar fogos. Já Porto, Castelo Branco Leiria apresentam três concelhos. De acordo com o IM, os distritos de Aveiro, Braga, Santarém e Vila Real têm dois concelhos, enquanto Faro apenas tem um concelho no vermelho.

Informações da Autoridade Nacional de Protecção Civil, entre as 00h00 e as 08h00 desta quarta-feira, ocorreram 26 incêndios em Portugal Continental, todos eles dominados pelas corporações de bombeiros. Alcobaça (Leiria), Aljezur (Faro), Cantanhede e Penela (Coimbra) e Ourém (Santarém) foram os concelhos onde as chamas avançaram, durante esta madrugada.

Na Região Autónoma da Madeira, que hoje não está sob risco máximo, um incêndio com várias frentes ativas obrigou a trabalho empenhado dos soldados da paz, na Calheta, sendo que algumas habitações não habitadas terão sido atingidas, de acordo com um testemunho de um residente, em declarações à Rádio Renascença.

Já na Ribeira Brava havia outro incêndio a consumir mato, na manhã de hoje, em área de acesso complicado para os bombeiros, que ao início da manhã ainda lutavam contra as chamas. Nenhuma casa esteve ameaçada.

O fenómeno que ajuda à progressão das chamas – o calor – também levou o IM a emitir alerta amarelo para 14 distritos de Portugal Continental, durante o dia de hoje. Beja será o distrito com máxima mais elevada: 41 graus centígrados. Castelo Branco (40), Portalegre (39), Lisboa (38) e Bragança (38) serão os distritos mais quentes. Já no litoral as temperaturas máximas serão de 33 em Faro e 28 no Porto. O IM aponta no sentido de uma queda de temperaturas, a partir de hoje.

 

Em destaque

Subir