Nas Notícias

Catarina Martins promete continuar a apoiar o PS

catarina_martins_cdp_900Durante o debate no Clube dos Pensadores, Catarina Martins salientou que não faz parte do governo PS, mas que este acordo tripartido é de incidência parlamentar. Mas tudo fará para que este Governo se mantenha em funções, melhorando as condições de vida dos portugueses e mudando o registo de austeridade seguido pelo anterior executivo formado por PSD e CDS.

Catarina Martins esteve presente em mais um debate do Clube dos Pensadores, em Vila Nova de Gaia, nesta segunda-feira.

Como tema a coordenadora do BE começa por dizer que o principal objectivo é a negociação com o Governo para melhorar a política do momento e ver quais os maiores problemas que o país atravessa.

Tentar unir todas as pessoas que querem parar a política de pobreza. Catarina afirma que quer seguir um caminho diferente. Conseguiu travar os cortes nos salários e nas pensões e garantir que há condições para subir os rendimentos das pessoas.

Para o BE o país e a economia estão a reagir e é possível viver sem o discurso dos cortes. É necessário investimento público para criar emprego e o país possa crescer.

Criticou o executivo anterior pois a única coisa que fez foi “obedecer a Bruxelas”.

Defende que o caminho certo é a reestruturação da dívida. Estamos a pagar, todos os anos, milhões em juros. A banca internacional especulativa obriga nos a pagar a mesma dívida várias vezes. Ou seja, dívida sobre dívida. Quanto à CGD é contra a privatização pois se isso acontecer deixaremos de ter controlo sobre o investimento e a economia.

A uma pergunta de Joaquim Jorge sobre o código de conduta, aprovado recentemente pelo Governo, de quem exerce funções públicas – em que Joaquim Jorge salienta que não chega somente proibir a possibilidade de receber prendas até 150 euros – a bloquista aplaude, em nome da transparência.

Para Catarina Martins o combate ao tráfico de influências e para a transparência,  afirma que nenhum código de conduta se substitui ao bom senso que as pessoas têm que fazer. Termina dizendo que tem muito orgulho em estar no BE pois é um partido muito aberto, conseguiu quebrar a rotatividade PS/PSD e agora consegue impor algumas políticas em que acredita.

Tendo algo inédito, pela primeira vez, a presença de um assistente francês que questionou em francês Catarina Martins sobre a posição do BE na Europa. Foi feita a respetiva tradução e Catarina Martins respondeu.

O Clube dos Pensadores internacionalizou-se pela plateia, mas ainda não por ter um convidado estrangeiro. Um bom recomeço do Clube dos Pensadores com casa cheia e a prometer mais debates.

Em destaque

Subir