Mundo

Catarina Martins e BE acompanham situação da Catalunha com “enorme preocupação”

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, admitiu este sábado, em Vouzela, que está a acompanhar a situação vivida na Catalunha “com muita expetativa e enorme preocupação”. A  dirigente bloquista defendeu ainda que Portugal devia dar “uma palavrinha” a Espanha sobre “o respeito pela autodeterminação”.

De acordo com Catarina Martins, independentemente da posição que se tenha sobre a Catalunha “ninguém pode achar que esta questão está a ser gerida da melhor forma”.

“Uma palavra sobre a necessidade de o Governo espanhol perceber que a repressão não é o caminho e que a democracia, a negociação e o respeito pela autodeterminação são essenciais está a faltar neste momento e contraria os princípios da nossa política externa expressos na Constituição da República Portuguesa”, afirmou a dirigente.

A coordenadora do BE reforçou ainda que “Portugal tem algumas obrigações de cautela sobre a forma como lida com este problema, porque eu lembro que a Constituição da República Portuguesa põe como exigência da nossa política externa o respeito pela autodeterminação”.

Neste contexto, o Bloco de Esquerda está a acompanhar a situação da Catalunha “com muita expetativa e uma enorme preocupação”.

No entender da dirigente, “o Governo do Estado espanhol tem agido da pior forma porque a repressão nunca pode ser a solução, tem de haver, seguramente, capacidade de negociação para se respeitar a autodeterminação da Catalunha”.

Catarina Martins lembrou ainda que isto “não é sequer uma novidade”, uma vez que “já houve referendos sobre nações e sobre a sua autodeterminação”.

Recorde-se que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, afirmou este sábado não reconhecer a independência unilateral da Catalunha (ver aqui).

 

Em destaque

Subir