PT Animal

Castelo Branco em risco de terminar ciclo de 18 anos sem abate de animais

O município de Castelo Branco poderá interromper um histórico ciclo de 18 anos sem abates de animais no concelho, alertou hoje o Pessoas Animais Natureza (PAN).

De acordo com o partido, a autarquia cessou um protocolo com uma associação zoófila da cidade que colaborava na implementação das políticas municipais de bem-estar e proteção animal.

Para que esse ciclo de 18 anos sem abates não seja interrompido, o deputado do PAN, André Silva, vai à Câmara de Castelo Branco na próxima quinta-feira, pelas 10h30, para reunir com Luís Manuel dos Santos Correia, a fim de tomar conhecimento de como pode o partido ajudar um município que se debate com um problema de falta de infraestrutura própria (Centro de Recolha Oficial de Animais) e cujas políticas públicas de proteção e bem-estar animal estão a ser repensadas.

Todos os dias o PAN recebe dezenas de denúncias sobre maus tratos a animais por parte das próprias autarquias. Sabendo que há bons exemplos de práticas municipais de bem-estar e proteção animal, com a concertação de esforços e de estratégia corretas, o partido pretende contribuir para que o município de Castelo Branco continue a fazer parte desta lista.

A reunião pretende ser um ponto de partida para que se encontrem pontes que permitam resolver esta problemática e evitem a regressão de um município que tem sido referência nesta matéria.

No mesmo dia, André Silva, visita também o Centro Intermunicipal de Recolha de Animais Errantes de Proença-a-Nova, um dos maiores dos pais, para perceber se a capacidade desta estrutura está preparada para dar resposta aos desafios dos vários municípios protocolados.

canil-v2“O grau de civilização de uma determinada sociedade também se mede pela forma como trata os animais. É preciso tornar consequente a Lei n.º 27/2016, recentemente aprovada, que estabelece o fim dos abates em canis municipais como política de controlo populacional. O objetivo é criar condições suplementares para evoluir nesta matéria, não o contrário”, afirmou o deputado, num comunicado emitido pelo partido.

“Para além das centenas de queixas que o PAN tem recebido sobre o que se está a passar em Castelo Branco, a vontade dos cidadãos é evidente e expressa na petição sobre este assunto, que reuniu cerca de 5500 assinaturas em mais de uma semana”, acrescentou.

Em destaque

Subir